A História da Internet

Comumente descrita como uma rede mundial de computadores, com o objetivo de compartilhar informação, a Internet tem seu início nos no fim dos anos 60, durante a Guerra Fria. Buscando manter um conjunto de comunicação militar entre seus centros, o Departamento de Defesa aymericano teve a iniciativa de criar esta rede que atualmente chamamos de Internet, antes conhecida como Arpanet.

Concebida em 1969 pela ARPA (Advanced Research Project Agency), órgão ligado ao Departamento de Defesa, a rede ARPAnet inicialmente foi implantada em quatro universidades (Stanford, Los Angeles, Santa Barbara e Utah), e teve como maior utilização a troca de e-mails (criado em 1971 por Ray Tomlinson).


Modelo de Rede da ARPAnet 1969

Durante os anos 70 a ARPAnet continuou expandindo e modificando: em 1970 foi criada uma rede à parte, a MILnet, uma rede isolada e de comunicação apenas militar; em 1976 foi adotado o protocolo TCP/IP, criado em 1974 por Robert Kahnet e Vint Cerf.

Em 1986 é lançada uma nova rede pela National Science Foundation, a qual se juntaria a ARPAnet quatro anos depois.

Tim Berners-Lee, o Pai da Web


Tim Berners-Lee

Foi um pesquisador da CERN (Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear em Genebra) e contribuinte essencial para a existência da Web (conteúdo multimídia na Internet), graças a criação do protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) e HTML (HyperText Markup Language), surgidos da necessidade de interligar documentos de diferentes locais, sem precisar digitar o endereço completo dos mesmos. Além dessas duas contribuições fundamentais, Tim também criou o primeiro browser, o WWW (WorldWideWeb).

Atualmente Berners-Lee é o diretor do World Wide Web Consortium (W3C), que supervisiona o desenvolvimento continuado da web (“Web para todos, em todas as coisas”), também fundador da Fundação World Wide Web.

Evolução

Após a implementação do HTTP, a web tornou-se aberta ao público e empresas, contribuindo para a criação de vários sites, dando início a expansão da Internet, que atualmente é utilizada por aproximadamente 2,3 bilhões de usuários, além de ser acessível tanto pelos tradicionais desktop e notebook, quanto pelos mobiles: smartphones, tablets, PDAs, etc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seletores CSS

Design Responsivo

Modelo OSI