Modelo OSI

Com objetivo de facilitar o processo de interconectividade entre máquinas de diferentes fabricantes, a ISO (International Organization for Standardization) lançou em 1984 o que nós conhecemos como Modelo OSI (Open Systems Interconnection). O qual permite a comunicação entre máquinas heterogêneas (fabricantes diferentes) e define diretivas genéricas para a construção de redes de computadores (seja de curta, média ou longa distância) independente da tecnologia utilizada.

Esse modelo é dividido em 7 camadas, que são:

  1. Física: também conhecida como PHY, é responsável por fornecer a mecânica elétrica, meios funcionais para estabelecer as conexões entre as entidades de enlace.
    Siglas e protocolos importantes: DSL, IEEE 802.11, IEEE 802.15, IEEE 802.16, IEEE 802.3, ISDN, PDH, RS-232, Sonet/SDH, USB.
  2. Enlace: fornece a comunicação para o TCP e UDP, o método inclui o estabelecimeno manutenção e liberação da comunicação. Também é responsável por detectar erros que ocorrem na camda física. O IEEE dividiu o Enlace em 2 sub-camadas: o Logical Link Control (LLC) e o Medium Access Control (MAC).
    Siglas e protocolos importantes: ATM, Frame Relay, HDLC, LLC, PPP, SDLC, X-25.
  3. Rede: fornece os meios funcionais e procedurais para o modo sem conexão (UDP) ou modo conectado (TCP). Fornece também entidade de transportes independentes de roteamento e considerações de relay.
    Siglas e protocolos importantes: ARP, IP, ICMP, IGMP, IPSec.
  4. Transporte: seu objetivo é fornecer uma transferência de dados transparente entre as entidades da sessão, liberando-as de detalhes desnecessários. Essa camada garante a confomidade com QoS (Quality of Service).
    Siglas e protocolos importantes: DCCP, RTP, SCTP, TCP, UDP.
  5. Sessão: fornece os meios necessários para cooperação das entidades da camada de Apresentação para organizar e sincronizar seu diálogo e gerenciar a troca de dados. A sessão inclui comunicação entre as entidades e define as regras nas quais a comunicação ocorre. As sessões são criadas, a comunicação acontece e as sessões são destruídas ou finalizadas.
    Siglas e protocolos importantes: NetBIOS, PPTP, Socks.
  6. Apresentação: fornece uma representação da informação comunicada ou referenciada pelas entradas da camada de aplicação. Fornece também a gestão da sintaxe e conversão para serviços da encriptação.
    Siglas e protocolos importantes: LTS, XDR.
  7. Aplicação: contém protocolos de alto nível, com os quais os aplicativos conversam.
    Siglas e protocolos importantes: DNS, FTP, HTTP, IRC, NNTP, SSH.

Comentários